(62) 3624-1500
contato@slimformgoiania.com.br

Setembro Amarelo – saiba como ajudar e não ignore um pedido de ajuda

Campanha do Setembro Amarelo já começou e a SlimForm Goiânia também está preocupada com a saúde da mente!

O mês de Setembro é um mês muito importante para todos que cuidam da saúde da mente, conhecido por ser o mês do combate ao suicídio. A Slimform Goiânia também está na campanha do Setembro Amarelo contra o suicídio e na busca pelo debate, tratamento da depressão e outras causas desse problema de saúde pública.

Setembro amarelo

A campanha do Setembro Amarelo surgiu em 2015 como ação do Centro de Valorização da Vida para levar à sociedade o diálogo consciente sobre o suicídio.

No mundo todo, segundo dados da campanha, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.

História

Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”.

No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.

Vamos elencar alguns pontos importantes sobre o assunto:

1- Precisamos debater, planejar e nos organizar em ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade – não só em setembro, mas em todo o ano;

2 – Vamos chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas. O que você sabe sobre o assunto? Compartilhe;

3 – Que tal tirar uns minutos para pensar a respeito do que estamos fazendo para sermos verdadeiramente felizes?;

4 – Se alguém lhe pedir ajuda, não ignore. E se você precisar de ajuda, não tenha medo de pedir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *