(62) 3624-1500
contato@slimformgoiania.com.br

O que é e o que faz um ginecologista?

ginecologista da slimform

Que toda mulher deve ir ao ginecologista anualmente todos sabemos, mas hoje vamos falar mais sobre essa profissão e o que esperar de uma consulta com um gineco

 

Suas avós foram, sua mãe vai, suas filhas também irão na hora certa. E você também marca, todos os anos, pelo menos uma consulta com um ginecologista, certo? Mas por que fazemos isso? Você sabe exatamente porque os ginecologistas são os médicos das mulheres?

A Ginecologia é a especialidade médica que trata diretamente da saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários), além das mamas. Seu significado literal é a “ciência da mulher”.

O ginecologista cuida ainda da orientação das pacientes sobre DSTs e métodos contraceptivos, orientando a mulher a escolher aquele que seja adequado ao seu organismo e necessidade naquele período da vida em que ela se encontra.

No Brasil, além de cuidarem do aparelho reprodutor em si, os ginecologistas se tornaram os principais orientadores das mulheres. É o ginecologista que, na maioria das vezes, pede uma série de exames e encaminha a paciente para outra especialidade, se encontrar uma anomalia no exame de sangue, por exemplo.

Gravidez

Junto à Ginecologia está também a Obstetrícia, destinada à mulheres grávidas ou que desejam engravidar. A profissional que é obstetra também realiza análises do aparelho reprodutivo para identificar eventuais impedimentos à gravidez. O obstetra acompanha a gestante durante a gestação e realiza o parto.

“O obstetra acompanha a gestante durante a gestação e realiza o parto”, afirma a ginecologista da Slimform Goiânia, Cristiane Alves de Meneses Carvalho.

“É indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames de diagnóstico, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer”, recomenda a especialista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *