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Comer de 3 em 3 horas: devo ou não ter esse hábito?
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Comer de 3 em 3 horas… Devo ou não ter esse hábito?

alimentacao de 3 em 3 horas

O blog da SlimForm Goiânia fala hoje sobre essa prescrição antiga da nutrição

Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida que devia comer de 3 em 3 horas, né? Que essa é uma prescrição universal, vale para todos e é a melhor coisa para o organismo… Bom, hoje estamos aqui para quebrar esse tabu! Não, você não tem essa obrigação. Cada corpo é um corpo. Mas isso também não significa que está errado comer assim.

Para começar, entenda: Não temos todos a obrigação de comer neste intervalo, nem nesse nem em outro. Diversos estudos mostram que pessoas com metabolismo diferentes, genéticas diferentes, alimentação diferentes devem comer, cada uma, no seu intervalo de tempo.

Estudos

“Uma das justificativas que as pessoas usavam era de que comer de 3 em 3 horas diminuiria a fome. Porém, um dos estudos que se baseia esse “mito” (Speechly et al, Int J Obes Metab Disord. 1999 Nov) foi feito numa proporção de 70% de carboidratos para 15% de proteínas para 15% de gorduras”, explica a nutróloga da SlimForm Goiânia, Adriana Meneses.

Isso significa, segundo a médica, que o que ajuda a controlar a fome não é o comer de 3 em 3 horas, mas sim a composição de macronutrientes. “O importante é fazer uma boa alimentação, com boas gorduras e proteínas para dar saciedade e matar a fome. E não comer no intervalo apenas carboidratos”, completa.

Mas é errado?

Não, também não podemos dizer que é errado comer de 3 em 3 horas. O errado é dizer que essa lógica vale para todos. “Algumas pessoas sentem a necessidade de comer nesse intervalo, mas normalmente é algo associado ao ao tipo de alimento da refeição anterior”, afirma a especialista da SlimForm Goiânia.

Por exemplo, a pessoa está com fome come três castanhas ou uma maçã. Ela não vai matar a fome e em pouco tempo terá necessidade de comer novamente. Em outro lado, existem também alguns perfis genéticos, como mutação do MC4R (que podemos ver através de testes genéticos) na qual a pessoa tem uma tendência maior a comer a todo momento.

Estratégia

“Uma boa estratégia nutricional pode ser começar a comer de 3 em 3 horas, mas com alimentos de boa qualidade e que darão mais saciedade. Menos carboidrato, mais proteínas e mais gorduras boas. E aí o tempo do intervalo vai se adaptando”, aponta Adriana.

Portanto, o importante é: Não existe um tipo de dieta correta ou errada, existe aquela que mais se encaixa no seu perfil, e de acordo com o objetivo de cada um e o momento em que se encontra.

Quer saber qual a melhor dieta e intervalo para o seu corpo? Entre em contato conosco e agende um horário. A SlimForm Goiânia tem uma equipe multidisciplinar e especializada para te atender.

 

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