(62) 3624-1500
contato@slimformgoiania.com.br

Dezembro Laranja alerta sobre a prevenção do câncer de pele

cancer de pele dezembro luta

Cor é símbolo da luta de homens e mulheres por lembrar o tom bronzeado do sol

Dezembro é o mês de início do verão no Brasil e o mês símbolo de uma doença que tem tudo a ver com a estação do ano: o câncer de pele. A cor laranja é o símbolo da luta contra o câncer da pele por lembrar o tom bronzeado do sol. A SlimForm Goiânia também vai vestir-se de laranja para alertar sobre o combate.

A campanha nacional visa reforçar a importância da fotoproteção diária, alertar para o fato de que quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura.

Doença

As pessoas demoram a descobrir o problema porque ele é silencioso, “um sinal que cresce pode ameaçar a vida se não for cuidado. Quando se deixa passar muito tempo, há risco de o tumor invadir áreas nobres dos tecidos ou comprometer órgãos vitais”, enfatiza o coordenador nacional da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, dermatologista Joaquim José Teixeira de Mesquita Filho.

O câncer da pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos só neste ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

Cuidados

Cápsulas potencializam efeito do bloqueador solar. Conhecidas como ‘protetores solares em cápsulas’, algumas substâncias, ao serem ingeridas, podem ser aliadas do organismo na prevenção do câncer da pele. Extrato de Polypodium leucotomos, uma espécie botânica, e polifenóis como pycnogenol são exemplos de compostos que atuam combatendo o estresse oxidativo causado pela radiação nas células. Dessa forma, reduzem o risco de doenças relacionadas à exposição ao sol e retardam o envelhecimento.

A maioria das substâncias não possui contraindicação, mas é preciso sempre consultar um especialista antes de iniciar o uso, até para que ele avalie as necessidades individuais do paciente.

Compostos

“O mecanismo de ação desses compostos é variado e resulta em efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Eles não só reduzem os danos causados pela radiação ultravioleta como também fortalecem o sistema de defesa celular, protegendo-o contra os radicais livres gerados pelo sol. Vitaminas C e E, resveratrol, chá verde, betacaroteno, licopeno, luteína e probióticos são outros ativos com efeito fotoprotetor.

(Fonte: SBD, INCA)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *